terça-feira, março 31

Quem é o maior da América do Sul?

Há alguns posts comentei minha descoberta sobre a vaidade chilena de sempre destacar algum empreendimento nacional como “o maior da América do Sul”: a maior vinícola, o maior deserto, a maior mina de cobre, o maior parque urbano, e por aí vai. Achei engraçado porque pensei que isso acontecia só no Brasil. Aqui isso até se justifica, se considerarmos a extensão territorial do país: o Brasil é apenas mais de onze vezes maior do que o Chile. Mas, enfim, eles realmente competem para ser ‘os maiorais’.

Dentro desse espírito, desde os anos 1990 começaram a ser construídos arranha-céus por toda Santiago, como este aí abaixo, da Telefônica, com 132 metros de altura. O edifício tornou-se referência desde então, não só pela tecnologia utilizada, como também pelo seu formato de celular (último modelo na época). É um dos cartões postais de Santiago (a foto não é minha).






Atualmente estão em construção outros arranha-céus, como o Titanium la Portada, com 192 metros de altura, com inauguração prevista para este ano, e o Costanera Center, um complexo de 4 edifícios, dos quais 3 com mais de 100 metros e uma torre central com 300 metros. O Costanera será “o maior e mais moderno da América do Sul e de toda a América Latina”. Os chilenos vão ter que esperar para contar mais essa vantagem. Prevista para 2010, a inauguração dessa mega construção foi adiada por tempo indeterminado graças à crise econômica mundial.






Projeto do Costanera Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário