quarta-feira, março 11

Fotos, fotos, fotos... de Santiago

A postagem de hoje são imagens colhidas por esta fotógrafa pra lá de amadora. A começar por esta belíssima escultura que está numa das saídas do Centro Cultural La Moneda. Não me perguntem o nome do artista; fiquei tão embevecida olhando a obra que não anotei seu nome. Sorry...


A seguir temos a fachada de dois museus: a Casa Colorada e Museu de Santiago (esq.) - uma graça de construção - e o Museu de Belas Artes (dir).

















Uma das paradas obrigatórias pra mim, quando vou a uma cidade pela primeira vez, é conhecer seu mercado principal. No Brasil, dá gosto a gente ver tanta diversidade de frutos, artesanato, comidas, roupas. A cultura da região está ali estampada, sem retoques, nos objetos, na língua e nos rostos da gente do povo. Adoro o mercado de BH, de Manaus, de Belém, de Salvador, de SP e tantos outros. Por isso fui visitar o Mercado Central de Santiago. Falando a verdade? Uma bela construção, mas só tem o piso térreo. Daí fica tudo muito misturado, barracas e restaurantes, o cheiro de peixe e mariscos é insuportável. Aliás, sem nenhum chauvinismo, os peixes do Atlântico, os que nós comemos, são muito, mas muito mais gostosos.




Agora, gostei mesmo foi desta fonte imensa na Plaza de la Aviación, fotografada por volta das sete horas da noite. Lugar para ficar ali sentado, olhando as águas e pensando em quanta coisa bonita poderíamos fazer nas nossas cidades para dar mais bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos nosso sofrido povo ( mas que mania a minha de ficar politizando tudo, né não?)























Verde, verde, verde...


Outra coisa que também vai na mesma linha são as áreas verdes, as praças sempre arborizadas, os parques, ou simplesmente as avenidas. Nós já entendemos o quanto isso é necessário, é verdade, mas os chilenos "exageram" no culto ao verde. E aproveitam esses espaços para relaxar, descansar alguns minutos, principalmente no seco verão, quando não circula vento nenhum . Dá só uma olhada.


Era isso por hoje. Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário