sábado, maio 30

PERDAS E BÔNUS

Dentre as manias que eu tenho/Uma é gostar de você/Mania é coisa que a gente tem/Mas não sabe por que/ Mania de querer bem/Mania de falar mal/Mania de não dormir/Sem antes ler o jornal... e por aí vai. Assim começa o samba-canção Manias, de Flávio Cavalcanti, gravado e regravado com muito sucesso se não me engano lá pelo fim da década de 50. Você tem alguma mania? Claro que sim. Disfarçada ou escancarada, não há quem não tenha a sua. Hoje me dei conta que cultivo uma que não estava ainda na minha lista. Mas é uma maniazinha boa, que não faz mal a ninguém. Folheando um livro ao acaso, encontrei um cartãozinho carinhoso recebido no Natal de 1999. Lá pelas tantas a mensagem dizia: “ter você como amiga é ter vários natais no ano”. Muito lindo, não é? Deu pra perceber qual é a mania de que estou falando? Isso mesmo, é a de guardar cartões, bilhetinhos, postais e coisas do gênero. Manifestações de carinho que alimentam o espírito e nos fazem olhar a vida com mais otimismo. Coleciono essas mensagens assim, sem guardá-las num lugar definido, por isso de vez em quando topo com alguma delas na bagunça organizada do meu escritório. Você nem imagina como é bom recuperar na memória sensorial o momento que gerou aquelas palavras e, mais ainda, a pessoa que as escreveu! Mesmo que o amigo/amiga tenha sumido na poeira das ruas, trazer de volta sua lembrança é uma sensação incrível. Já reparou como nos perdemos de pessoas que amamos assim sem mais nem menos, apenas porque elas mudam de bairro ou cidade, descobrem novos interesses que nos excluem, ou simplesmente se casam, caem na rotina doméstica e sem querer se afastam? Mas não é sobre os que se perdem que quero falar, e sim sobre os que reencontramos. Aconteceu comigo. Mais de uma vez. Aqui mesmo na internet. Tal como o cartãozinho, o postal ou coisa que o valha, receber inesperadamente uma mensagem de um velho conhecido é como encontrar uma nota de cinqüenta esquecida no bolso de um casaco. Foi essa alegria infantil que experimentei semana passada quando vi meu orkut ser invadido por mensagens inesperadas. Escrevi de volta pra me certificar de que não era nenhuma clonagem. Não era. Felizmente, porque veio muita coisa bonita. Como esse poema instigante aí de baixo, que não resisto a repartir com você. Bem-vindo, amigo.

ALENTO*

Aspira este momento
Que te dá novo alento.

Cada dia é uma vida
Inteira, resumida.

Já não têm conta as horas
Tanto a viver demoras,

Tanto, dia após dia,
Tua morte se adia.

Já viveste outras vidas,
E só não te suicidas

Por um banal motivo:
A idéia de estar vivo!

E te curvas atento
Às regras do convento:

Quando tiveres fome
Curva-te à regra: come.

Se tens sono, há uma cama.
Se tens desejo, ama.

Muito mais que prazeres
Tudo aqui são deveres.

Andar, comer, beber,
Amar, tudo é viver;

Até mesmo dormir
É viver sem sentir.

Viver é um ir-se embora
Da vida, hora após hora...

Aspira este momento
Que te dá tanto alento!


*Dante Milano, em "Poesia e Prosa".
Organização de Virgílio Costa.
Coleção "Vária"; Núcleo Editorial da UERJ.
Editora Civilização Brasileira (RJ) - 1979.


2 comentários:

  1. Também compartilho da "maniazinha" de guardar demonstrações de carinho...tenho umas caixas lotadas de representações..outras espalhadas dentro de livros, agendas antigas,arquivos do pc,capas de cds...e como você disse é incrivelmente maravilhoso rever isto e dar vida novamente a certas emoções!!
    Adorei o post baby!!
    Bjs
    P.s.: Curiosamente estava escutando Memory do musical Cats cantada por Sarah Brightman...

    "Touch me
    It's so easy to leave me
    All alone with the memory
    Of my days in the sun
    If you touch me
    You'll understand what happiness is..."

    ResponderExcluir
  2. É, também tenho caixas e caixas... eu prefiro guardar cartas. Ou pelo menos preferia, já que hoje em dia carta faz parte dos elementos ultrapassados do tempo. Eu ainda as escrevo, acredite. E adoro. Tenho mania de confeccionar as caixas também. Estranho, não? Mania é mania...

    Regina, me permite colocar seu blog nos meus favoritos? Lá na seção "Visite, leia, veja, comente" do meu blog?

    P.S.: tens orkut? Procure uma tal de .Sarah Vervloet. lá...

    ResponderExcluir