sábado, fevereiro 19

É como ir a Roma e não ver o Papa

Lima - Palácio do Governo


Como a grana anda curta e não tenho cartão corporativo do governo, o jeito foi programar uma viagem pelo continente mesmo. Queria ir a um lugar ainda desconhecido. Uma pesquisa na internet rapidamente me ajudou a definir o destino: Lima, Peru. Explico: todas as capitais dos outros países - Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador e Guianas - estão situadas entre 2650 e 3700m de altitude. Como assim, vai dizer que Lima também não está no alto? Por incrível que pareça, está no nível do mar. Cuzco, sim, está a 3400m de altitude. O Peru está dividido em três regiões distintas: a costeira, a selva amazônica e a serra andina. Por sorte Lima fica na costa. Assim, me tornei uma espécie rara de turista: fui ao Peru e não conheci Cuzco nem Machu Picchu. E devo confessar aqui ao pé de ouvido: também não provei o PISCO, a aguardente que é orgulho nacional. E chá de coca, bem, não foi preciso.


Tenho razões suficientes para não suportar altas altitudes. Fiquei meio traumatizada depois de uma viagem à Cidade do México, há uns dez anos. E olha o México D.F. só está a 2265m acima do nível do mar. Mas nos cinco primeiros dias não conseguia andar nem respirar, parecia que ia desmaiar a todo momento. Por isso lamento, mas os demais hermanitos do continente só vão ter o prazer de receber minha visita talvez na próxima encarnação.


Acreditem: foi muito divertido interagir em portunhol e às vezes ter que repetir duas vezes o texto para ser entendida. Da mesma forma, foram prazerosas as descobertas, o contato humano e a intimidade com uma cultura tão diversa, mas tão próxima da nossa latinidade.

Posted by Picasa

3 comentários:

  1. ahahah perdeu a oportunidade de provar a aguardente e o chazinho, heinnn? ahahaha =p
    as fotos ficaram legais demais!
    o continente tem muitos lugares bonitos mesmo. penso em ir a algum na próxima viagem, mas ainda não faço ideia. rs
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não perderia a oportunidade de provar a cachaça! Mas a coca não é mesmo necessário. Quero conhecer esse continente inteiro também! Agora, já tenho como dica essa coisa de não ir a lugares altos. Fiquei com falta de ar só de pensar. Rs. Quero saber de todos os detalhes sobre essa viagem, minha cara! E eu que recebi um feliz aniversário diretamente do Peru? Estou chique demais!! Hahaha...

    P.S.: Estou tentando me organizar para o retorno das aulas. Sim, tem o carnaval, mas algumas coisas vão precisar ser resolvidas antes. Um saco, né. Eis o motivo do meu sumiço. Rs.

    Beijinhos e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Bom q você está de volta!O blog está cada vez mais interessante. Parabéns!
    Adorei as liçoes sobre o Peru.
    Td de bom para vc.
    Bjs,

    Cida

    Vai anônimo mesmo pq não sei selecionar outro perfil. Me ensina!!!!

    ResponderExcluir